¤Feridos abarrotaram hospital distrital
Numa operação que visava desmantelar a base da Renamo em Nhauranga, a 3 km a Jusante da serra e 13-15 km em linha recta da vila de Gorongosa, as tropas governamentais sofreram hoje pesadas baixas.
Com efeito, às 4 horas de hoje, 22/04/14 de cerca de 2 companhias que foram transportadas em 4 camionetas militares, dirigiram se ao local mas desceram em Mucodza e tomaram uma picada em direção ao local a pé, num percurso aproximado de 4 ou mais km.
Os militares franquearam a base e disparam algumas bazucas sem contudo obter "resposta" e decidiram avançar e já nas barbas da base foram recebidos por fogo arrasador de todas as armas e gerou se um grande pânico.
As tropas fugiram e houve um perseguição seguida de tiroteio até Muenequera, 3 km da vila de Gorongosa, o que provocou um alvoroço aos residentes próximos. Vários soldados incluindo alguns do sexo feminino tombaram e os cadáveres e armas abandonadas ficaram espalhados nas povoações próximas.
Mais de 60 soldados morreram e um numero superior de feridos. Os mortos nas imediações da base não devem ainda ter sido recolhidos. Os carros militares transportaram feridos e mortos para o hospital. O sangue salpicou a estrada e houve gritos e choros ruidosos que todos ouviram quando os feridos iam ao hospital e vários feridos graves foram evacuados para Beira. O grupo de militares que foi recolher os cadáveres e feridos um pouco distante da base queimaram as casas das populações próximas por vingança.
Há informações que ainda estão sendo apanhadas armas abandonadas e as perdizes vasculharam a mata periférica a procura de tropas perdidas.
Unay Cambuma