E no domingo houve um outro massacre em Mussicadzi 2, a poucos quilómetros depois de Vunduzi. Os militares, 2 companhias, caíram numa grande emboscada e foram desbaratados, carros vandalizados, armas apreendidas. Os cadáveres ficaram por muito abandonados. O mesmo se passa a volta do local das escaramuças de ontem. Parece que a grande operação destinada a frustrar e inviabilizar a paridade militar exigida pela Renamo redundou num grande desastre.
Podem ter sido destacados 3 batalhões (perto de mil homens) de pelo que vê grande parte das unidades foram postas fora de combate. Somando os desastre de piro, Mussicadzi e Satungira/serra, as fatilidades podem aproximar ou ultrapassar largamente 400 homens sem exagero porque cada batalhão perdeu mais da metade dos seus efectivos.
O resto ficou gravemente ferido e a maioria abandonou o exército. Não é propaganda amigos. Parece que os militares que são destacados para as matas não tem conhecimento das catástrofes que tem acontecido com os colegas, deparam se com a realidade já no meio do perigo.
Boa tarde compatriotas!
Passo-vos aqui testemunho dum Fadm que participou no combate de ontem Gorongosa e que desertou para parte incerta.
Diz:
Na zona ha uma base da Renamo muito incomoda pois mexe com a segurança das posições das Fadm a volta da serra. Assim, a Frelimo organizou uma operação de grande envergadura com efectivos vindos de Nampula, Tete, Maputo equipada com artilharia pesada e ligeira.
Ontem muito cedo partiram em direcção à base chegados nas cercanias da base começaram a flagelar a base com artilharia pesada e do outro lado nem um tiro soou. A infantaria dispara indiscriminadamente e invade a base e nem uma galinha encontraram.
Seguros de que desmantelaram a base regressam à proveniência e chegados num local que nem esperam o contra ataque, as perdizes tinham engaiolado toda a força da Frelimo, ai choveu também chumbo de todo calibre entre insultos e clamor pelo nome do comandante das Fadm que dirigia a operação, pelos vistos o conheciam este foi morto no local, toda artilharia pesada destruída e foi uma chacina. Ele escapou por um triz, deixou arma e farda no local, e fui para parte incerta. Eu encontrei -o na parte incerta.
Convido ao Arsénio Henriques para ir a Gorongosa fazer grandes reportagens.
A revolução continua!
In https://www.facebook.com/unay.cambuma?fref=ts
NOTA:
Porque espera o POVO para intervir? Não deixem que esta guerra se alastre e com consequências imprevisíveis.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE