Dirigentes desportivos, atletas, jornalistas que, normalmente, reportam assuntos relacionados com o desporto, incluindo gente ligada a outras áreas de actividades, enalteceram recentemente, na cidade de Nampula, os feitos de Jacinto Filipe Nyusi na promoção do desenvolvimento do desporto., em particular futebol, nesta parcela do país.
O enaltecimento foi feito num encontro organizado por um grupo de amigos de Nyusi, que acaba de ser criado na cidade de Nampula, denominado “Anhusi”, cujo objectivo principal é de apoiar o candidato da Frelimo à Presidente da República de Moçambique, nas eleições de 15 de Outubro deste ano.
A emoção dos desportivos presentes no encontro e que conviveram com Jacinto Filipe Nyusi durante o tempo em que, recentemente, permaneceu em Nampula, foi visível, tendo até alguns deles lhe pedido para que, mesmo que não venha a ser eleito, continue a promover o desenvolvimento do desporto no nosso país.
Estamos muito satisfeitos por estarmos aqui com um homem que muito contribuiu para o desenvolvimento do desporto, em especial do futebol, na província de Nampula. Quando ele era dirigente do Ferroviário de Nampula houve frequentes intercâmbios com outros clubes, na perspectiva comum do desenvolvimento do futebol em Nampula, recordou Abdul Hanane, presidente do Benfica de Nampula.
Por seu turno, Roldão da Conceição, jornalista desportivo da Rádio Moçambique, que também tomou parte do encontro, acrescentou que espero que senhor Presidente não se esqueça do desporto, para cujo engrandecimento na região norte do país deu sempre a sua valiosa mão.
Foram inúmeras as intervenções elogiosas dos participantes da reunião ao trabalho feito pelo candidato do partido Frelimo à Ponta Vermelha, não só para a evolução desportiva, como também em prol do bom relacionamento que sempre procurou ter com outros dirigentes desportivos e amigos pessoais, especialmente na capital do norte, cidade de Nampula.
Depois de agradecer os rasgados elogios tecidos sobre si e ter feito um breve historial sobre a sua vida desportiva em Nampula, Filipe Jacinto Nyusi disse que tal como nas outras áreas, vou continuar a trabalhar para o desenvolvimento do desporto nacional. O mais importante, neste momento, é as pessoas ir recensear-se em massa para poderem votar na minha pessoa e no meu partido. A minha vitória é garantia do desenvolvimento do desporto e da consolidação da unidade nacional..
Nyusi agradeceu, igualmente à província de Nampula, que lhe proporcionou a aquisição da sua experiencia valiosa como dirigente, não somente do desporto como também doutras áreas importantes para o desenvolvimento do nosso país.
De recordar que Nyusi foi presidente do Clube Ferroviário de Nampula, entre os anos de 1995 e 2005, tendo conduzido aquela colectividade às conquistas inéditas do título de campeão nacional de futebol em 2004 e, no ano seguinte, da Taça de Moçambique, a segunda prova futebolística mais importante do país.
Antes de Nyusi assumir a liderança da direcção da colectividade, o Ferroviário de Nampula confrontava-se com graves problemas com a manutenção da relva do campo de futebol e da pista de atletismo. Foi, pois, graças a ele que hoje o Ferroviário de Nampula se converteu num clube de referência obrigatória no panorama futebolístico moçambicano.
WAMPHULAFAX – 21.04.2014