O CANDIDATO da Frelimo às eleições presidenciais de Outubro próximo escolheu a aldeia de Nwadjahane, em Manjacaze, terra natal do fundador do partido, Eduardo Mondlane, para o início de um périplo que o levará a escalar todo o país, no quadro dos preparativos para a corrida eleitoral à “Ponta Vermelha”.
Filipe Nyusi disse ontem a jornalistas que o acompanham nesta deslocação à província de Gaza que conheceu o Dr. Eduardo Chivambo Mondlane e que nele se inspira para os desafios que se lhe colocam pela frente.
“Decidi escolher Nwadjahane como ponto de partida para novos desafios. Vim inspirar-me nos ideais de Mondlane. Vim ganhar forças e dizer aos membros e simpatizantes da Frelimo e à população que somos dignos continuadores de Eduardo Mondlane, o fundador da Frelimo e arquitecto da unidade nacional”, disse Filipe Nyusi.
O candidato da Frelimo salientou ainda ser amigo da família Mondlane e que tem mantido conversas com ela sobre o pensamento de Eduardo Mondlane.
Nyusi revelou que o que pretende, de facto, “é colher o pensamento e os ideais de Eduardo Mondlane para que no seu desafio possa aperfeiçoar e consolidar tudo de bom e corrigir o menos bom”.
Na sua passagem por Nwadjahane, Filipe Nyusi visitou o cemitério da família Mondlane, o monumento erguido em memória dos heróis moçambicanos, na companhia de Eduardo Mondlane Júnior (Edy) e Nyeleti Mondlane, ambos filhos de Eduardo Mondlane e, consequentemente, filhos da Frelimo. Aliás, Edy desejou boas-vindas ao candidato e abriu-lhe as portas para que visite mais vezes a aldeia da família. Para além de Manjacaze, Nyusi deslocar-se-á ainda aos distritos de Chókwè, terra natal do fundador do Estado moçambicano, Samora Moisés Machel; Chibuto, terra natal de Joaquim Chissano, promotor da paz e do desenvolvimento; e visitará a cidade de Xai-Xai.
Nesta deslocação, Nyusi tem estado a dialogar com membros do seu partido pedindo conselhos sobre como resolver os múltiplos problemas que afectam os moçambicanos e reúne-se com as diferentes estruturas da Frelimo, no quadro dos preparativos para as eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais.
À sua chegada ontem a Gaza, o candidato da Frelimo foi recebido por uma moldura humana que cantava e dançava, exibindo dísticos que exaltavam a figura de Nyusi e do partido Frelimo, na zona de Incoluane, limítrofe entre as províncias de Maputo e Gaza.
O mesmo aconteceu na sua passagem pelas vilas municipais da Macia e Manjacaze, onde recebeu conforto dos militantes do partido e da população em geral.
No contacto com a população, Filipe Nyusi reitera a sua fidelidade aos ideias de Eduardo Mondlane e insiste que o seu compromisso será de dar prosseguimento aos planos por este iniciados e sucessiva e consecutivamente perseguidos por Samora Machel, Joaquim Chissano e Armando Guebuza.
SALOMÃO MUIAMBO, nosso enviado
NOTÍCIAS . 29.04.2014
NOTA:
Se isto não é campanha eleitoral, o que é?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE