Amarraram os padres e os seus assistentes e levaram consigo dinheiro e telemóveis
Um grupo de cinco indivíduos, todos eles armados, executaram um acto que deixou em pânico a vila de Chibuto, na província de Gaza. Enquanto decorria a missa, por volta das 18 horas de quarta-feira, os malfeitores foram invadir a casa paroquial, tendo encontrado lá um dos padres, uma irmã e um seminarista, que não tinham ido à missa. Ameaçaram-nos, tendo-lhes amarrado os pés e os braços e selado a boca com fita-cola.
Enquanto isso, a missa estava a terminar. O padre que estava a celebrar a missa e o seu assistente dirigiram-se à casa paroquial e, quando lá entraram, depararam com os malfeitores, enquanto os seus companheiros estavam amarrados. Os recém-chegados também foram amarados. Os bandidos agrediram fisicamente um dos padres e levaram consigo dinheiro e telemóveis e abandonaram o local.
Isaías Macuácua, um dos assistentes, contou ao Canalmoz o momento de terror que ele e os padres viveram nas mãos dos malfeitores. “Estava tudo normal. Saímos da missa e fomos à casa paroquial. Quando lá entrámos, estavam os malfeitores armados, e o padre estava amarrado. Nós também fomos amarrados nos pés, nos braços e na boca”, disse, acrescentando que, quando os malfeitores se retiraram, saiu para pedir ajuda.
Junto à Casa Paroquial da Boa Nova de Chibuto, funcionam o Instituto Médio de Administração e Comércio, o Instituto Superior de Gestão de Negócios e o Lar Feminino das estudantes do IMAC. Toda a gente ficou em pânico.
A Polícia deslocou-se ao local cerca de uma hora e meia depois e tentou sem sucesso seguir pistas. Mas entretanto, e como já é habitual, “continua a trabalhar”.
CANALMOZ – 22.05.2014