O LÍDER do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e candidato deste partido às eleições presidenciais de 15 de Outubro próximo, Daviz Simango, reúne-se hoje, na Matola, com os jovens membros e simpatizantes da sua organização na província de Maputo.
Um comunicado enviado ontem à nossa Redacção refere que este encontro visa a auscultação das principais preocupações e anseios dos jovens desta província para o enriquecimento e aprimoramento do manifesto eleitoral do MDM, tendo em conta a corporização das preocupações da juventude e a materialização plena do “ideal de um Moçambique para todos”.
De acordo com o comunicado, “reconhecendo o papel que as igrejas desenvolvem na construção do bem-estar espiritual do Homem, na manutenção da paz e harmonia nacional, bem como na construção de uma sociedade com valores morais, amanhã Daviz Simango vai participar num culto religioso na Igreja Universal do Reino de Deus, no bairro da Liberdade.
Entretanto, o porta-voz do MDM, Sande Carmona, disse ao nosso Jornal que as movimentações do seu partido, que se assistem por todas as províncias, visam a consolidação das suas bases.
Numa entrevista ao “Notícias”, na Beira, Carmona disse tratar-se de actividades visando reunir ideias para o enriquecimento do seu manifesto eleitoral recentemente aprovado em Chimoio.
“Estamos igualmente a proceder à apresentação do nosso candidato, Daviz Simango. Não se trata de campanha eleitoral. Estamos apenas a trabalhar nas nossas bases”, disse, acrescentando, por outro lado, que se está a fazer a monitorização dos membros do seu partido que estarão a trabalhar nas mesas de voto no dia 15 de Outubro, para permitir que chegado o momento as pessoas ligadas ao processo eleitoral se apropriem dos necessários instrumentos legais.
“As nossas realizações visam permitir que quando os nossos membros chegarem ao processo eleitoral estejam munidos de conhecimentos legais dos princípios que nortearão o pleito”, disse. Referindo-se à visita que Daviz Simango efectuou semana passada a Nampula, o porta-voz do MDM afirmou que nas reuniões que ali dirigiu recomendou para que se trabalhe em prol dos jovens e das mulheres, cuja situação social no país não é das boas.
“Houve muitas instruções nessas reuniões e uma delas foi que se deve proteger as crianças, as mulheres e os jovens”, disse o porta-voz do MDM.
Sande Carmona disse ainda que, nas suas deslocações, o presidente do seu partido tem estado a apelar para a manutenção da paz no país.
NOTÍCIAS – 24.05.2014