MILHARES de pessoas “inundaram” ontem as diferentes artérias da vila sede do distrito de Ile, para receber o membro do Comité Central e candidato da Frelimo às eleições presidenciais de 15 de Outubro, Filipe Nyusi, em visita de trabalho a Zambézia.
À sua chegada, Nyusi orientou um encontro popular onde resumiu as prioridades da sua governação assim que chegar a Ponta Vermelha: paz e desenvolvimento de Moçambique.
O candidato presidencial disse ser um operário, um “terra a terra” que promete muito trabalho para o alcance do bem-estar de todos os moçambicanos.
“Não quero falar muito. Quero trabalhar e apresentar resultados concretos”, disse, acrescentando estar pronto para servir a pátria.
Filipe Nyusi criticou os que o classificam de anónimo, dizendo que são distraídos pois, desde há muito que trabalha para o desenvolvimento ferro portuário em Nampula e em Maputo, um trabalho visível mesmo a olho nu e também a reorganização das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), enquanto Ministro da Defesa Nacional.
“Filipe Nyusi, sou eu”, proclamou o candidato perante milhares de pessoas de entre militantes e simpatizantes da Frelimo e população em geral.
O candidato da Frelimo diz-se orgulhoso de ter que dirigir um país em franco desenvolvimento e anotou que se inspirara nos ideais de Eduardo Mondlane e Samora Machel e ainda de Joaquim Chissano e Armando Guebuza.
Pretendo consolidar estes ideais para o desenvolvimento de Moçambique”, frisou.
O concorrente à Ponta Vermelha referiu ainda que pretende impulsionar o desenvolvimento de Ile, em particular, introduzindo os serviços bancários pois, muito dinheiro circula nas mãos da população. Prometeu também desenvolver a actividade agrícola por via da mecanização para garantir a produção e produtividade e também o emprego para muitos moçambicanos.
Filipe Nyusi salientou ainda que pretende água e energia eléctrica para o distrito, sobretudo para as zonas do interior. Quer também melhorias nas vias de acesso para o interior pois, só assim se assegurara o desenvolvimento que se pretende não só de Ile, como também de Gurué, Mocuba, Maganja da Costa, Alto Molócuè e toda a província da Zambézia e do país, em geral.
Neste comício, Nyusi saudou a todos funcionários públicos pelo se desempenho em prol do desenvolvimento nacional. A saudação foi feita na sequência do Dia da Função Publica ontem assinalado no país.
“Estamos conscientes das dificuldades do funcionário público, do professor, do médico. Mas são estes que nos asseguram os serviços. Felicito, por isso a todos os funcionários e agentes do Estado pela sua entrega para o crescimento do nosso país.
Ainda ontem, Filipe Nyusi orientou um encontro popular na vila sede do distrito de Mocuba, onde voltou a potenciar as prioridades da sua governação assim que chegar a Ponta Vermelha.
Quer em Mocuba, como no Ile, Nyusi foi apresentado publicamente pelo membro da Comissão Politica da Frelimo, Carvalho Muária, tecendo rasgados elogios a esta figura descrita como certa para lugar certo e em momento certo.
Filipe Nyusi trabalha hoje no distrito da Maganja da Costa, marcando o final da sua visita de trabalho a provinciana Zambézia.
SALOMÃO MUIAMBO
NOTÍCIAS – 24.06.2014