O MEMBRO do Comité Central e candidato presidencial da Frelimo as eleições de 15 de Outubro, Filipe Nyusi, escalou ontem os distritos de Mogincual, Mossuril e a Ilha de Moçambique, em Nampula, no prosseguimento da visita de trabalho que efectua a esta província.
Na sua interacção com os militantes do partido e população, em geral, o candidato da Frelimo disse estar pronto para trabalhar em prol do desenvolvimento do país.
Nyusi reiterou que pretende dar continuidade aos projectos de desenvolvimento levados a cabo pelo seu antecessor, nomeadamente, a construção de mais escolas e postos de saúde, estradas e pontes, alargamento da rede de abastecimento de água, de energia eléctrica, de telefonia móvel, entre várias outras realizações.
O candidato da Frelimo afirmou que para trabalhar precisa que o país esteja em paz e que a paz só pode ser alcançada por via do diálogo e não pela força das armas.
Nyusi reiterou o valor da unidade nacional, como condição para a vitória na luta pelo desenvolvimento.
“Estas obras serão continuadas”, disse.
Falando especificamente em Mossuril, Filipe Nyusi classificou o distrito de potencial turístico, afirmando que esta e a bandeira local para o desenvolvimento não só do distrito como também da província e do pais em geral.
“Estou pronto para tudo fazer em prol do crescimento de Mossuril”, disse, anotando que para além do turismo, o distrito desenvolve actividades agro pecuárias que podem ser exploradas para o seu desenvolvimento.
Em Mogincual e Mossuril o aspirante a Ponta Vermelha foi publicamente apresentado pelo membro da Comissão Politica, Filipe Paunde que, tal como em ocasiões anteriores da presente visita a Nampula destacou as qualidades de Filipe Nyusi como figura acertada para dar continuidade a governação do país.
Paunde lembrou que dentro de pouco tempo, o Presidente da Republica, Armando Guebuza termina o seu mandato, por imperativos da lei. Foi nesse sequência que o Comité Central reuniu-se e decidiu eleger o seu candidato para a corrida presidencial.
Afirmou que de entre os vários membros de que o partido dispõe para a liderança do país, destacou-se Filipe Nyusi.
“Um amigo do povo, operário, inteligente. Fez muito para desenvolver o sector ferro portuário, enquanto director executivo dos CFM. Enquanto Ministro da Defesa Nacional operou transformaoes no seio das Forcas Armadas de Defesa de Moçambique. Vimos os quarteis melhorados. Ele é trabalhador”, destacou Paunde.
Ainda ontem, o candidato presidencial reuniu-se com religiosos na Ilha de Moçambique a quem apresentou as suas linhas de orientação para a área, assim que chegar a Ponta Vermelha.
Entretanto, no prosseguimento da sua visita a Nampula, Filipe Nyusi desloca-se hoje aos distritos de Meconta, Erati e Memba para encontros com militantes e simpatizantes do partido e com a população em geral.
NOTÍCIAS – 28.06.2014