Eleições legislativas de 15 de Outubro
- Silvério Ronguane, Venâncio Mondlane, António Frangoulis são figuras que poderão juntar-se a Geraldo Carvalho, José Manuel de Sousa e companhia
- O jovem pivot de TV, Fernando Bismarque, está posicionado no numero três pelo circulo eleitoral de Nampula
A Comissão Nacional de Eleições e o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral continuam a afixar as listas finais e definitivas dos candidatos a deputados da Assembleia da República (AR). Tendo em conta as listas definitivas já afixadas, assim como os posicionamentos dos candidatos e os lugares existentes em cada circulo eleitoral, adivinha-se um parlamento verdadeiramente barulhento.
Aliás, os candidatos do MDM com maiores chances de entrar na futura legislatura são figuras de verbo bastante afiado.
Na cidade de Maputo, na posição dois (2), está quase assegurado um lugar para o candidato autárquico vencido na capital, o jovem eng. Venâncio Mondlane. A lista é comandada por Lutero Simango, actual deputado e chefe de bancada do MDM. Na posição 3 e 4 estão os nomes de Alcinda da Conceição e Abel Gabriel Mabunda.
Com um bom trabalho politico e com uma reacção a contento do eleitorado, Fernando Bismarque, o jovem pivot da televisão (actualmente suspenso do exercicio da profissão) poderá conseguir um lugar na futura legislatura, pois está colocado na terceira posição na lista da província de Nampula. Nampula elege um total de 49 assentos.
O cabeça de lista nesta província é o candidato Lassimo Ossifo, seguido de Rachide Carvalho.
Na província de Maputo, Silvério Pedro Eugénio Samuel, o candidato super barulhento vencido nas autárquicas passadas na província de Maputo, apresenta-se como o cabeça de lista nesta província. Na primeira posição, é quase certo que Ronguane irá entrar na Assembleia da República. Outra figura de verbo bastante afiado que com algum esforço politico/partidário pode entrar na futura legislatura, pela província de Maputo, é o antigo director da PIC- Cidade de Maputo e também antigo deputado pela bancada parlamentar da Frelimo, António Jorge Frangoulis. Ele está na quarta posição.
Na posição, segunda e terceira estão os candidatos, Mahomed Rashid Sulemane e Isabel Augusto Mucabele. Também de verbo bastante activo nas listas do MDM e talvez com possibilidades de entrar é o jornalista José Manuel, figura que durante muito foi assessor de imprensa no Ministério da Função Pública, mais concretamente na UTRESP.
Geraldo Carvalho, o jovem deputado do MDM, também bastante activo nas sessões daquele órgão e não só, está posicionado como cabeça de lista para a província da Zambézia. O actual porta-voz do partido, Sande Cramona está colocado no terceiro lugar. No segundo lugar está posicionado o candidato Ezequiel João Aramanhe e no quarto posto está a candidata Olinda Navais.
Para a província de Sofala está assegurada a continuidade do actual porta-voz da bancada, José Manuel de Sousa que apresenta-se como o cabeça de lista no circulo eleitoral de Sofala. Na segunda, terceira e quarta posições estão os candidatos Armando Artur, Laurindos Pedro António e Eduardo Augusto Elias, respectivamente.
Na província de Tete, o candidato vencido nas autárquicas passadas na cidade de Tete, Ricardo Frederico Francisco Tomas assume-se como cabeça de lista na província. É uma posição que confere possibilidades razoáveis de entrada na próxima legislatura apesar das dificuldades de inserção do MDM nas zonas rurais.
Na segunda posição está colocado o candidato Celestino Bento e na terceira e quarta estão os candidatos Claudina Inácio Guimarães e António Obedias Ernesto Simango, respectivamente.
Na província de Gaza, a jovem Judite Boaventura Sitoe que praticamente desafiou a instalação do MDM naquela província é a cabeça de lista e nas posições seguintes estão os candidatos Ernesto Quive, Emílio Matias Mhula e Fátima Aziz Amade.
A província de Cabo Delgado tem como cabeça de lista o candidato António Pegissanhe Macaninge e nos lugares seguintes estão os candidatos Marques Manuel Braz, Elisabeth Augusto Lone e Silvestre Sepula.
Para a província de Manica, o MDM apostou em Alberto Alfredo como cabeça de lista e no Niassa o cabeça de lista é Raimundo Lama. Feliciano Machava é o cabeça de lista para a província de Inhambane.
MEDIA FAX – 29.07.2014