Quais são os homens da Renamo que serão desarmados? Que eu saiba legalmente a Renamo possui 150 armas de fogo e cerca de 10 mil guerrilheiros não integrados devido a má fé do governo na implementação do AGP mas que já tinham entregue as suas armas aquando dos acantonamento sob os auspícios da Onumoz.
O governo fala sempre do "desarmamento dos homens armados" da Renamo e não deve saber muito bem a que homens armados se refere. A Renamo não possui nenhum exército porque não havia guerra em Moçambique segundo o próprio governo que disse na altura que a Renamo não tinha armamento e as armas que eventualmente a Renamo possui foram apoderadas às FIR/FADM.
Mas há aqui um outro dilema bicudo: como é que o governo irá exigir a devolução de prováveis armas perdidas nas emboscadas se não estava oficialmente em guerra já que esta não foi sancionada pelo Parlamento?
O que ira acontecer é a INTEGRAÇÃO dos homens da Renamo nas Fadm, DESMOBILIZAÇÃO das forças residuais da Renamo (que não estão armadas, frise-se) e das Fadm (reduzir se o efectivo das forças regulares) e desmantelamento das FIR que foi criadaà margem da lei para defender os objectivos partidários da Frelimo. Como se pode ver esta polícia militarizada, no lugar de equipamento anti motim, está também armada com equipamento de guerra como blindados anti emboscadas, armas automáticas de assalto e roquetes (bazucas) e está sempre presente nos locais de votação ou fúteis querelas partidárias para intimidar ou molestar os cidadãos.
Foi a FIR que pôs em debandada os ex-guerrilheiros para as matas (e as Fadm foram accionadas quando as FIR foram derrotadas em custosas batalhas campais em Mangomanhe, Muxungue).
Portanto, o governo deve tirar os "patinhos da chuva" porque nos locais dos futuros acantonamentos, vão aparecer uns 10 mil madalas desarmados e eventualmente com algumas fisgas ou azagaias para entregar.
Unay Cambuma