A COMISSÃO Nacional de Eleições aprovou ontem os modelos que irão orientar a produção dos boletins de voto para as eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais de 15 de Outubro.
De acordo com o porta-voz do órgão eleitoral, Paulo Cuinica, a aprovação destes modelos foi feita depois de se ter submetido várias propostas às organizações políticas e cívicas que vão disputar as eleições deste ano.
“Com a aprovação dos modelos dos boletins de voto para as eleições presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais estão criadas as condições técnicas para a sua produção, o que poderá acontecer a qualquer momento”, afirmou o vogal da CNE.
De referir que no sorteio realizado pelo Conselho Constitucional para o posicionamento dos candidatos às eleições presidenciais deste ano o concorrente da Renamo, Afonso Dhlakama, ficou em primeiro lugar, seguido do candidato da Frelimo, Filipe Nyusi e, por fim, o do MDM, Daviz Simango.
No que tange às eleições legislativas e para as assembleias provinciais o MDM ficou na primeira posição, seguido da Renamo e da Frelimo. O sorteio levado a cabo pela CNE decidiu que o ALIMO ficasse em quarto, o PASOMO em quinto; o MJRD em sexto; PIMO em sétimo; UASP em oitavo; PLD em nono e PPD em décimo.
A lista é, cronologicamente, constituída ainda pelo SOL, PAHUMO, PARESO, PUMILD, PEC-MT; PAZS; PVM; MONARUMO; PDD/AD; PARENA; PPPM; UM; JPC; PRDS; PT; PANAOC; MOD; UE; PASDI e PUR, respectivamente.
NOTÍCIAS – 29.08.2014