Ontem à noite vários boinas vermelhas se desdobraram em direção a serra de Gorongosa. Na segunda feira, as Fadm fustigaram um suposto reduto das perdizes no em Nhauranga como retaliação pela catástrofe do domingo. Na terça feira as tropas governamentais foram provocar as perdizes algures em Funhalouro, Inhambane e sofreram muitas baixas.
O presidente Guebuza esta empenhado em levar o pais a uma guerra para se perpetuar no poder. Tudo indica que o acordo de cessar fogo só foi para inglês ver e para que o líder da Renamo baixe a guarda e o apanhem desprevenido, numa altura que há relatos de grande movimentação da Fir em Nampula, aparentemente "a espera de Dhlakama" e também para intimidar os eleitores nesta que é tida uma cidade pró-renamista.
Estas provocações poderão resultar numa contra ofensiva em larga escala da Renamo. Eles tem grande capacidade militar para o efeito. A Frelimo não quer as eleições porque sabe que será trucidada, pois, esta consciente que nunca as ganhou a não ser por fraudes escandalosamente espectaculares. Procura a todo o custo enervar a Renamo para que esta perca as estribeiras e avance para uma guerra total dai que podem declarar estado de sitio. Penso que chegou a altura de o povo protestar em massa para evitar que pais entre em guerra e com sérios riscos de ficar dividido. Vamos criar a nossa "praca maidan".
Há que imitarmos os ucranianos ou tunisinos. Todos viram o Dhlakama a falar da paz e cessou com os ataques e tudo fez para satisfazer o absurdo da procuração que afinal era um truque para rastrearem a sua localização não obstante a serra de Gorongosa não ser invisível e estar a escassos 10 km ( em linha recta) da vila da Gorongosa.
Unay Cambuma