Informações obtidas de fontes seguras indicam que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que se encontra em parte incerta supostamente na Serra da Gorongosa a cerca de dois anos, poderá se apresentar na vila sede do distrito de Chemba, em Sofala, na próxima sexta-feira (05), alegadamente para o encontro com o Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, e que poderá marcar a sua reinserção social e na vida política nacional. Mas, para já, melhor que fique claro tudo quanto se diz em relação a Afonso Dhlakama é por conquanto uma possibilidade, uma vez que todas suas acções tem se caracterizado uma incerteza.
O que se confirma, por enquanto, é que Armando Guebuza entanto que presidente da Frelimo terá agendado escalar o distrito de Chemba, no quadro das actividades de promoção da campanha eleitoral do seu partido e de apoio ao candidato Filipe Jacinto Nyussi. Supõem-se que Chemba venha a ser a porta de entrada a província de Sofala do candidato da Frelimo, Filipe Nyussi, no desenvolvimento da sua campanha eleitoral oficial.
De Gorongosa, onde Afonso Dhlakama se diz continuar escondido, até Chemba não é muito distante, sendo ambos distritos do interior de Sofala com características semelhantes formada por mata densa.
Caso se confirme a saída de Gorongosa a Chemba do líder da Renamo para encontro com Armando Guebuza será um alívio nacional, porquanto todos os moçambicanos e a comunidade internacional em geral aguardam ansiosamente ver Afonso Dhlakama se reencontrar com o dirigente máximo da nação, para a certeza do desfecho do impasse político do país.
O AUTARCA – 02.09.2014
NOTA:
SE assim fôr o que ontem foi anunciado será falso. A ver vamos…
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE