Canal de Opinião
Embora te digam todos os dias que Moçambique está a desenvolver a olhos vistos graças ao governo da Frelimo, tu não consegues sentir isso na tua própria vida ou na das pessoas que te circundam. Na verdade, tudo o que tem mudado na tua vida não tem nada a ver com a governação da Frelimo. É tudo resultado do teu próprio esforço. Estudas ou estudaste com os teus próprios meios, conseguiste trabalho através do teu próprio sacrifício. Tu te sustentas, sempre que o consegues, com o teu próprio suor e dedicação. Portanto, não tens nada a dever ao partido Frelimo. Por isso mesmo, deves deixar de votar neles por sentimento de gratidão. Nada do que és ou tens te foi oferecido por eles. Sabes muito bem quem são os que devem os seus estudos ou o seu emprego ao partido Frelimo. Esses é que deverão votar nele por gratidão.
Também não vais votar por emoção. O facto de te encherem os olhos com cartazes, panfletos, motorizadas e carros com cores e símbolos da Frelimo não é suficiente para te convencerem a votar neles. Não vais votar neles apenas porque eles aparecem na tua zona com potentes aparelhagens e os músicos mais famosos da praça. Tu sabes o que passaste ao longo destes anos todos, quando sofrias sem transporte ou atendimento hospitalar, e eles todos indiferentes e distantes. Certamente que agora não te esquecerás disso tudo apenas pela cor das suas camisetes ou pelas frases e cânticos que eles entoam nas ruas, na televisão ou na rádio. Não votarás em cores e palavras. Votarás em ideias e em mudanças.
Não vais votar na Frelimo e no seu candidato apenas porque as pessoas dizem que vão votar neles. Essas pessoas, se realmente votarão neles, é porque têm algo a dever ou pretendem continuar a beneficiar-se da continuidade da Frelimo no poder. Tu tens outros critérios de análise. Sabes olhar para as alternativas que tens e és capaz de pensar por ti próprio, fazendo escolhas que reflectem o teu sentimento e consciência. Com efeito, hoje sabes melhor do que ninguém que não és obrigado a votar em quem nada fez e nada faz para ti. Tu não votarás para que tudo continue na mesma. Não vais votar em mentiras que duram há quase 40 anos. Não vais votar na pessoa que personifica essas mentiras e com a qual não te identificas numa única coisa sequer.
Tu vais votar em quem representa uma mudança real para tudo o que até agora viveste. Vais votar em alguém como tu, que pensa como tu, que quer o que tu queres e que vai agir como tu agirias. Alguém que conheça a tua vontade e que se solidarize de verdade com as tuas carências e dificuldades. Vais votar em quem quer combater o que te atrasa a vida e em quem quer acabar com tudo o que realmente prejudica o progresso do país. (Edgar Barroso)
*Título da responsabilidade do “Canalmoz”
CANALMOZ – 29.09.2014