Caso ganhe as eleições
Afinal a questão da divisão da cidade da Beira ainda não é um assunto morto. O candidato presidencial da Frelimo às eleições de 15 de Outubro próximo, Filipe Nyusi, disse, no passado sábado à sua chegada à cidade da Beira, que, caso seja eleito presidente, vai prosseguir com a ideia da divisão da cidade. A divisão da Beira é um antigo sonho da Frelimo, visando governar a Beira, mesmo após ter sido rejeitada por via eleitoral durante três eleições consecutivas.
Nyusi diz que a ideia não morreu e é uma das suas prioridades, caso vença as eleições.
Segundo Nyusi, a divisão da Beira está enquadrada no seu manifesto eleitoral e será uma das prioridades do seu Governo caso seja eleito presidente nas eleições de 15 de Outubro próximo, com vista à reestruturação administrativa das cidades, que exclui apenas a capital, Maputo.
O candidato da Frelimo diz que a divisão da Beira é “um processo normal de descentralização”, que o seu Governo vai adoptar com a intenção de acelerar o desenvolvimento e permitir a maior participação da população na gestão local.
“O importante é termos a consciência de que o nosso país é uno e não temos fronteiras dentro dele”, disse Nyusi, pouco depois de desembarcar no aeroporto da Beira, no passado sábado. (José Jeco)
CANALMOZ – 29.09.2014