Quem reuniu com os três candidatos presidenciais - com Dhlakama e Daviz ontem, e em momentos separados, e com Filipe Nyusi hoje - foi Shannon Smith, Secretaria de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, e não o Embaixador, que eh subordinado daquela. Ao que apurei, o objectivo dos encontros eh contribuir para a sã convivência democrática, e não o que a RM "noticia", com condimentos "analíticos" de Gustavo Mavie.
E agora, RM?
Não às ameaças, sobretudo as de morte
No seu noticiário das 14, a RM noticiou que os jornalistas Emílio Manhique e Gustavo Mavie, este ultimo da AIM e analista politico da RM, estão a ser alvo de ameaças de morte, por via de SMSs enviados aos seus telemóveis, tudo na esteira do "Café da Manha" de hoje, cujo tema foi "Balanço das Eleições de 2014". Minha solidariedade com dois colegas. Nada deve custar a vida; pensar diferente deve nos fazer iguais e orgulhosos de sermos humanos.
Entretanto, a RM está a noticiar, desde a noite de ontem, com recurso a fontes anônimas, que o embaixador dos EUA em Moçambique reuniu-se ontem com Afonso Dhlakama e Daviz Simango, da Renamo e MDM, tendo, alegadamente, os aconselhado a não aceitar os resultados.
Algumas questões:
- O Estatuto Editorial da RM proíbe o uso de fontes anônimas, não prevendo excepções. Alguma explicação ao que esta a ser veiculado desde a ultima noite?
- Porque ate as 14 de hoje, pelo menos, a RM, que possui um "batalhão" de jornalistas, não foi ouvir o embaixador dos EUA, a Renamo e o MDM, conforme recomendam as mais básicas regras do jornalismo?
Gostaria imenso de saber!
Ericino de Salema