A COMISSÃO Eleitoral Nacional (CEN) de São Tomé e Príncipe deu, na segunda-feira, provisoriamente a vitória nas eleições legislativas e municipais de domingo ao partido Acção Democrática Independente (ADI), de Patrice Trovoada, que conquistou 33 dos 55 assentos no Parlamento são-tomense.
Segundo o presidente da CEN, Victor Correia, a ADI conquistou ainda quatro das seis câmaras municipais do país e tem um empate técnico na câmara de Lobata, onde obteve quatro vereadores contra outros quatro do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) e um do Partido de Convergência Democrática (PCD).
A única câmara municipal conquistada pelo MLSTP-PSD foi a de Caué, no sul da ilha de São Tomé.
"É verdade que estes dados ainda são provisórios, mas duvido que eles sofram alterações", sublinhou Victor Correia.
De acordo com os resultados eleitorais apresentados pela CEN, a ADI conquistou 33 assentos parlamentares, o MLSTP-PSD 16 assentos, o PCD cinco e a União para Democracia e Desenvolvimento (UDD), do actual primeiro-ministro Gabriel Costa, conquistou pela primeira vez um lugar na Assembleia Nacional são-tomense.
"Ficámos surpreendidos com a afluência às urnas, nunca assistimos à essa apetência das pessoas em querer votar", disse o presidente da CEN, sublinhando que "pela primeira vez na história das eleições em São Tomé e Príncipe, o nível de abstenção ficou nos 24 por cento".
TROVOADA OPTIMISTA
Correia anunciou que os tribunais já estão a trabalhar no apuramento definitivo dos resultados e que provavelmente dentro de uma semana os mesmos serão divulgados.
Comentando os resultados eleitorais, o futuro primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, disse acreditar que será o primeiro chefe de Governo a levar o mandato até ao fim porque o povo "deu um sinal claro" com a maioria absoluta do seu partido.
O candidato vencedor das legislativas disse acreditar que nos próximos quatro anos será possível "manter a estabilidade", tanto política como social.
NOTÍCIAS – 15.10.2014