Yohei Matsugaki começou a aprender português para melhor comunicar com os seus alunos brasileiros e rapidamente desenvolveu um interesse que se estende além da língua, estabelecendo um plano para viajar por todos os países e territórios da lusofonia.
"Quando comecei a estudar português, decidi viajar para os países lusófonos para comunicar em português, para conhecer mais sobre eles", explica o japonês à agência Lusa, durante uma viagem a Malaca, na Malásia, onde os portugueses chegaram em 1511 e ficaram por 130 anos.
O português que fala, ainda que com alguns atropelos, foi suficiente para despertar a curiosidade dos habitantes do bairro português de Malaca, o chamado 'Medan Portugis'. Após visitar o museu dedicado à cultura portuguesa, Yohei Matsugaki foi convidado para almoçar com um grupo de 'portugueses de Malaca', aqueles que são os descendentes da comitiva liderada por Afonso de Albuquerque que chegou à cidade costeira: camarões com alho e lulas com molho de sambal compunham o menu, acompanhados de canecas de Tiger, cerveja de Singapura popular em toda a Ásia.
LUSA – 19.10.2014