O vice-Presidente zambiano, Guy Scott, foi, quarta-feira, nomeado Chefe de Estado interino, sucedendo a Michael Sata, que morreu na terça-feira da semana corrente no King Edward VII Hospital em Londres, capital britânica, onde se encontrava sob cuidados médicos.
Scott, cujos pais são de origem escocesa, torna-se assim no primeiro cidadão de raça branca em África a assumir o cargo de Chefe de Estado, depois do último Presidente do regime do apartheid, na África do sul, FW de Klerk, em 1994.
Scott vai liderar a República da Zâmbia até à realização de eleições intercalares, anunciou o Ministro da Defesa, Edgar Lungu, explicando ele deverá dirigir o país até à convocação de eleições gerais, dentro dos próximos 90 dias.
A indicação de Scott afasta a possibilidade da Zâmbia mergulhar numa crise constitucional, pois chegou-se a especular que Lungu poderia tentar ocupar o mais elevado posto da nação zambiana.
Lungu, Secretário-Geral da Frente Patriótica, partido no poder, foi indicado por Sata para substitui-lo, quando partiu para Londres, a 19 deste mês.
A constituição zambiana determina que somente os cidadãos cujos pais nasceram na Zâmbia poderão liderar o país, o que significa que Scott poderá não continuar a ocupar o cargo, depois das eleições.
TIMES/JD/SG
AIM – 30.10.2014