O BURKINA Faso já tem um novo primeiro-ministro para o período de transição: o tenente-coronel Isaac Zida. Esta designação, longe de ser uma surpresa, era mesmo o esperado.
O tenente-coronel Zida, o homem forte do Burkina Faso após a queda do presidente Blaise Compaoré, foi ontem nomeado pelo chefe de Estado interino Michel Kafando.
“O presidente de transição decidiu que (…) Yacouba Isaac Zida é nomeado primeiro-ministro”, segundo um decreto lido ontem à comunicação social pelo secretário-geral adjunto do governo, Alain Thierry Ouattara.
Esta nomeação é a confirmação de rumores que desde segunda-feira circulavam nos corredores do novo poder burkinabe.
Desde a nomeação de Michel Kafando, os dois homens andavam de “mãos dadas”. Segundo observadores, eles tratam dos mesmos temas, usam a mesma linguagem. Falam, por exemplo, do respeito rigoroso da Constituição ou da premência de reconciliar o país.
Momentos antes da divulgação do decreto, Michel Kafando dera a entender, em declarações a uma estação francesa, que a nomeação de Zida era uma forte possibilidade.
“Pessoalmente não serei contra que o tenente-coronel Zida desempenhe um papel essencial na estabilização deste país e que tenha realmente uma ambição de primeiro-ministro”, referiu o presidente de transição em declarações à Radio France International (RFI).
Ainda aos microfones da RFI, Kafando insistiu sobre “o lugar” necessário do exército no processo de transição, tendo em conta o papel “essencial” que desempenhou na “estabilização” do Burkina Faso.
O tenente-coronel Isaac Zida assumiu os comandos do país algumas horas depois da queda de Blaise Compaoré, a 31 de Outubro último.
A intenção de Compaoré de reformar a Constituição para se poder candidatar a um quinto mandato presidencial em 2015 causou uma onda inédita de manifestações populares que o obrigaram a demitir-se e a abandonar o país.
Michel Kafando, de 72 anos, tomou posse na terça-feira como presidente de transição do Burkina Faso, por um período de um ano que deverá terminar com a realização de eleições em Novembro de 2015.
NOTÍCIAS – 20.11.2014