A mandatária da Frelimo, partido no poder em Moçambique, Verónica Macamo, formalizou hoje, em Maputo, a candidatura de Zacarias Filipe, para a presidência do Município de Cuamba, na eleição intercalar de 17 de Dezembro próximo, naquela segunda cidade da província do Niassa, norte de Moçambique.
A eleição intercalar no município de Cuamba surge na sequência da morte, em Setembro último, do edil Vicente da Costa Lourenço.
Na ocasião da submissão da candidatura, o coordenador da Comissão dos Assuntos Legais e Deontológicos da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Rodrigues Timba, apresentou os procedimentos relativos às inscrições dos proponentes para os candidatos à presidência municipal, antes de receber o dossier do candidato da Frelimo.
Posto isto, conferiu os documentos e anotou que tudo estava em ordem para a validação da candidatura.
Macamo, que é Presidente da Assembleia da República, o parlamento moçambicano, e que esteve acompanhado do seu conselheiro jurídico, Carlos Cauio, apresentou 1.555 assinaturas, das cerca de 400 necessárias.
Falando à imprensa, momentos após o acto, Macamo garantiu que com entrega da candidatura o processo democrático está a tomar seu caminho rumo ao cume.
Levamos a democracia até as últimas consequências. Os nossos candidatos não são escolhidos pelos dirigentes, mas sim pelos órgãos, disse a mandatária da Frelimo.
A entrega das candidaturas para o município de Cuamba, que iniciou a 14 do mês corrente, encerra esta sexta-feira.
Acácio Chirrinzane (AC)/DT
AIM – 27.11.2014