A Helpage International, uma organização não-governamental, lançou hoje, em Maputo, um relatório que coloca Moçambique na penúltima posição, depois do Afeganistão, no Índice Global das Pessoas Idosas.
Em termos práticos, a Helpage afirma que Moçambique é o segundo pior país do mundo, dos que foram avaliados para o presente estudo, para os cidadãos que já atingiram a terceira idade.
O relatório baseia-se num estudo conduzido em 96 países do mundo, onde a Noruega, Suécia e Suíça ocupam as três primeiras posições respectivamente. Aliás, as primeiras sete posições são ocupadas por um grupo de países europeus.
Os Estados Unidos ocupam a oitava posição.
O estudo apenas avaliou cinco dos 15 países que integram a Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC), nomeadamente a África do Sul, Zâmbia, Tanzânia e o Malawi.
Ocupando a 38ª posição, as Ilhas Maurícias é o melhor país no continente africano e na região da SADC. A vizinha Africa do Sul assume a 80ª posição, seguida pela Zâmbia (88), Tanzânia (92) e Malawi (93).
Em Moçambique, os idosos representam cerca de cinco por cento da população.
A população idosa em Moçambique deverá aumentar de pouco mais de um milhão de pessoas, actualmente, para cerca de nove milhões na década de 2070. Isto irá provocar uma significativa mudança na taxa de dependência da população idosa, dos cerca de cinco por cento actuais para mais de 12 por cento em 2075, afirma a Helpage.
Falando durante o evento, o director geral da Helpage em Moçambique, Litos Raimundo, explicou que foram usados quatro indicadores para a elaboração do estudo, incluindo rendimento, o direito a saúde, o emprego e ambiente de convivência.
Concluímos que Moçambique tem disponível apenas 17,3 por cento dos idosos que se beneficiam de uma renda mensal, 18,9 com benefício condigno a saúde, 70,4 ainda em execução das actividades laborais, o que pode prejudicar o repouso e o tão merecido descanso do idoso e 72 por cento dos idosos é que têm boa convivência social, afirmou Raimundo.
O índice apresenta como desafios em Moçambique a integração dos idosos na sociedade, a necessidade de promoção de políticas de saúde, rendimento e segurança, que favoreçam o cidadão da terceira idade.
Actualmente existem cerca de 868 milhões de pessoas na terceira idade, cifra que corresponde a 12 por cento da população mundial. Projecções indicam que este número poderá atingir dois biliões de habitantes até 2050.
Segundo a Helpage, este estudo tem, entre vários objectivos, estimular o debate público e promover políticas de desenvolvimento adequadas as pessoas idosas, evidenciar sucessos e retrocessos e estagnações respostas aos desafios adas pessoas idosas e do envelhecimento populacional.
Aliás, no mundo inteiro, incluindo em Moçambique, a população está a envelhecer paulatinamente devido a redução do índice de fertilidade e aumento da esperança média de vida.
Criada em 1983, a Helpage está vocacionada à promoção e valorização dos direitos da pessoa idosa. Em Moçambique opera desde 1988 desenvolvendo diversas parcerias com o governo e comunidades.
Jeremias Chemane (JC)/SG
AIM – 19.11.2014