A Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, e seu candidato às eleições intercalares marcadas para 17 de Dezembro, no município de Cuamba, província nortenha de Niassa, Manuel Buanacasso, ocupam a primeira posição nos boletins de voto.
No sorteio realizado hoje, em Maputo, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) colocou, ainda, o candidato da Frelimo, o partido governamental, Zacarias Filipe, em segunda posição, e o do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a segunda maior força da oposição, Tito Crimildo, em terceiro lugar.
Entretanto, a campanha para estas intercalares decorrerá entre os dias 3 e 14 do mês em curso.
A eleição intercalar surge na sequência da morte, a 14 de Setembro último, de Vicente da Costa Lourenço, edil da considerada capital económica de Niassa, vítima de doença.
Os representantes dos três partidos políticos dizem estar preparados para os pleitos naquele município e que as posições não determinam, de modo nenhum, os resultados.
O sorteio foi transparente. A Frelimo parte com vontade e determinação para participar neste processo. Estamos na segunda posição, mas isso não é o mais importante. Isso por sí não tem nenhum impacto e implicação para aquilo que é o desempenho do nosso partido, afirmou o representante da Frelimo, Júlio Manhiça.
Por seu turno o representante do MDM, Eduardo Elias disse que foi um sorteio bom e pacifico e o que interessa é a boca da urna. Trabalhar e vencer.
Estamos satisfeitos com os resultados do sorteio que foi feito hoje e já estamos a trabalhar para o nosso candidato, afirmou o representante da Renamo, André Majibirre.
ht/mz
AIM – 01.12.2014