A GÂMBIA sofreu ontem uma tentativa de golpe de Estado que acabou por falhar, levada a cabo por um grupo de militares que se aproveitaram da ausência do Presidente para atacar vários edifícios governamentais.
De acordo com os relatos dos meios de comunicação locais, citados pela agência espanhola EFE, os militares atacaram durante a madrugada o Palácio Presidencial de Bajul, a capital, e um quartel militar na ponte de Denton, que liga a cidade com o resto do país, além de outros edifícios na cidade, afirma o jornal local “Freedom Newspaper”.
A rádio Fatu, por seu lado, confirma que os combates continuavam e que o Exército da Gâmbia se espalhou pelas ruas da cidade para tentar controlar o grupo e retomar o controlo, apesar de por agora a situação ser bastante confusa e haver informações contraditórias sobre o resultado do golpe de Estado.
Entretanto, as últimas notícias veiculadas ontem por agências internacionais davam conta que as forças leais ao Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, anunciaram que mataram três dos autores da tentativa de golpe de Estado, incluindo o principal mentor, identificado como um desertor do Exército.
A Polícia e os militares “controlam totalmente a situação”, declarou fonte oficial à AFP.
NOTÍCIAS – 31.12.2014