Encontro entre dirigentes da Frelimo e da Renamo, anunciado por Dhlakama
- “A Frelimo é pelo diálogo, mas não encoraja a realização de diálogo para se discutir a violação da Constituição da República e demais leis sob pretexto de Governo de Gestão” – Damião José, porta-voz do partido no poder
- Entretanto, o media mediaFAX apurou que uma delegação mandatada por Filipe Nyusi e liderada por Lourenço do Rosário poderá reunir-se hoje, com Afonso Dhlakama, na Zambézia
Depois de o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, ter anunciado esta terça-feira, a preparação de um suposto encontro entre a Renamo e o governo da Frelimo, Damião José, porta-voz do partido no poder, veio esta quarta-feira, desmentir “quase tudo” e chamar Afonso Dhlakama de “mentiroso e pessoa não séria”.
Damião José diz que o encontro anunciado por Afonso Dhlakama é completamente falso e a discussão do chamado Governo de Gestão, defendido por Afonso Dhlakama, está fora de questão.
“Não existe nada, é absolutamente falso” – negou o porta-voz da Frelimo, Damião José.
Na verdade, o governo da Frelimo, por diversas vezes, veio publicamente dizer que o Governo de Gestão exigido e propalado pela Renamo e Afonso Dhlakama são um não assunto, daí que o mesmo não deve preocupar aos moçambicanos.
Aliás, para a Frelimo, discutir Governo de Gestão é inconstitucional, daí que não há espaço para a discussão deste assunto.
“O dito Governo de Gestão, para a Frelimo e para o povo moçambicano está fora de hipótese” – anotou Damião José, deixando claro, que não há hipótese de o assunto vir a ser discutido.
O porta-voz da Frelimo acrescentou que o seu partido sempre encorajou e vai continuar a encorajar o governo moçambicano a dialogar com toda a sociedade, bastando, para tal, que os assuntos em discussão não entrem em choque com os preceitos democráticos e legais.
“A Frelimo é pelo diálogo, mas não encoraja a realização de diálogo para se discutir a violação da Constituição da República e demais leis sob pretexto de Governo de Gestão.
Portanto, a Frelimo apela ao bom senso à Renamo e o seu dirigente para que ponham a mão na consciência e compreendam que falar do Governo de Gestão é estar do lado errado da história” – disse Damião José, em contacto com o media mediaFAX.
“A Frelimo não encoraja o diálogo que viole a Constituição da República e demais leis e os princípios do jogo democrático” – reiterou.
Afonso Dhlakama, recorde-se, anunciou que o encontro entre a Renamo e os dirigentes do governo da Frelimo teria lugar nos próximos dois dias, ou seja, entre ontem (quarta-feira) e hoje (quinta-feira).
Entretanto, tal como desmente Damião José, não existe qualquer sinal da concretização do referido encontro, pelo menos, até ao fim desta semana.
Afonso Dhlakama anunciou ainda que caso a Frelimo não aceite a instauração do Governo de Gestão, ele e a Renamo seriam obrigados a declarar a chamada República do Centro e Norte.(Raf. Ricardo e redacção)
MEDIAFAX – 22.01.2015