O governo canadiano vai doar um milhão de dólares para apoiar as vítimas das cheias em Moçambique e no Malawi.
Em Moçambique, as chuvas torrenciais, nas regiões norte e centro, já causaram a morte de pelo menos 84 pessoas. No Malawi, há registo de 48 óbitos e cerca de 70 mil pessoas sem abrigo.
O Governo do Canada disponibilizará imediatamente um milhão de dólares em resposta à situação no Malawi e Moçambique, através da Federação Internacional da Cruz Vermelha. As fortes chuvas levaram a inundações, embora as primeiras avaliações da situação ainda estejam em curso, já está claro que dezenas de milhares de pessoas foram profundamente afectadas, disse o ministro de Desenvolvimento Internacional e Francofonia, Christian Paradis, citado num comunicado de imprensa recebido pela AIM.
Paradis aproveitou a oportunidade para manifestar a sua solidariedade com as famílias enlutadas e àquelas que perderam os seus bens.
Expressamos as nossas condolências e os nossos pensamentos e orações estão com todos afectados. Os canadianos sabem o que fazer quando as pessoas estão em situação de necessidade; os nossos valores, a nossa compaixão e generosidade irão guiar a nossa resposta, disse Paradis.
Em Moçambique as regiões centro e norte são as mais afectadas, particularmente a província da Zambézia, onde o número cumulativo de mortos é calculado em 62 casos.
A maioria das vítimas sucumbiu na sequência do arrastamento pelas águas, descargas atmosféricas, desabamento de casas, esta última que deixou milhares sem-abrigo para além de terem perdido todos os seus pertences.
ht/sg
AIM – 21.01.2015