A Embaixada de Portugal e o Parque Nacional da Gorongosa acabam de assinar, em Maputo, um acordo de parceria, no âmbito do recém-criado Clube Empresarial da Gorongosa, com vista ao apoio à conservação da biodiversidade no Parque Nacional da Gorongosa.
A iniciativa pretende encorajar o envolvimento dos empresários moçambicanos na restauração daquele que é um dos melhores parques da África e do Mundo.
O referido acordo prevê que Portugal, através da Cooperação Portuguesa, passe a apoiar as actividades do Laboratório de Biodiversidade “Edwardo Wilson” do Parque Nacional da Gorongosa.
“O PNG representa uma grande importância na área do turismo de qualidade e na oferta de emprego para as comunidades vizinhas que, de uma forma ou de outra, acabam por usufruir de alguns benefícios sociais”, disse o Embaixador de Portugal em Moçambique, José Augusto Duarte. “O PNG tem um papel importante a nível mundial na biodiversidade e fornece um grande conhecimento sobre as espécies animal e humana”, sublinhou o embaixador português em Maputo.
O administrador do PNG, Mateus Muthemba, agradeceu o apoio de Portugal, considerando que tal contribui para a relevância do desenvolvimento na conservação e preservação da biodiversidade do parque e no desenvolvimento das comunidades que vivem nos arredores.
O Laboratório de Biodiversidade construído no PNG com financiamento do Governo português foi criado com o objectivo de oferecer oportunidades de investigação e formação para estudantes e investigadores em áreas relacionadas com a biodiversidade. (Raimundo Moiane)
CANALMOZ – 24.03.2015