Está confirmado. Uma parte dos cornos de rinocerontes que foram apreendidos há dias foi roubada pela própria Polícia no Comando Provincial em Maputo, onde esse produto se encontrava guardado. O armazém que continha os cornos estava trancado por três cadeados, e cada chave estava com um polícia diferente. Os três decidiram ir abrir o armazém e levar o produto.
O porta-voz da Polícia na província de Maputo, Emídio Mabunda, confirmou ontem, quarta-feira, a detenção de seis polícias, em conexão com o desvio de 12 cornos de rinocerontes, apreendidos recentemente numa residência no Bairro Tchumene, na Matola.
O porta-voz não mostrou os polícias. “A ideia era apresentar-vos o grupo de seis indivíduos que estão envolvidos no roubo dos cornos, mas entendemos que o momento não é oportuno”, referiu. Há informações que indicam que nenhum polícia está detido.
“O que posso dizer é que detivemos seis indivíduos indiciados neste assunto. Não vou referir se são polícias ou não, o que devem saber é que estas pessoas tinham acesso directo ao local onde estavam os troféus”, disse.
Réplicas de cornos para ludibriar
As autoridades policiais apresentaram duas imitações de cornos de rinocerontes que estavam alegadamente a ser produzidos numa residência de um indivíduo na Matola.
Segundo explicou Mabunda, as imitações eram produzidas com o intuito de substituir os cornos que estavam no armazém.
“A ideia era roubar os cornos e as pontas, e repor no lugar as réplicas, para ludibriar as autoridades, mas, após esta descoberta, detivemos um cidadão que falsificava o material. O local continua seguro. Não vai acontecer mais nada”, declarou. (Cláudio Saúte)
CANALMOZ – 28.05.2015