Ângela Takashi Sumoko (pessoa da minha convivência) jornalista do Vale News, jornal da região do Vale do Paraíba, estava na sala de imprensa da EMBRAER esperando por algumas informações sobre como ficaria a situação da empresa diante das medidas fiscais restritivas tomadas pelo governo.
Da sala de imprensa, descortina-se o heliporto, e uma movimentação chamou a atenção da repórter, que viu através da vidraça o pouso de 2 helicópteros da EMBRAER, um dos quais portando a bandeira de Moçambique, e saíram desses 8 pessoas, juntando-se a outras tantas que esperavam em área a certa distância.
Disfarçadamente perguntou a uma funcionária jornalista na sala: Quem são? Resposta: São moçambicanos, mas por enquanto nada posso acrescentar! E riu-se, dando a entender SECRETISMO.
Colhidas as suas notícias agendadas, a repórter, já na sua redação, telefonou para a embaixada moçambicana e lhe disseram que o embaixador e pequena comitiva tratavam de assunto “fora de pauta” na cidade de São José dos Campos. Mais não informou.
A repórter por enquanto não dispõe de elementos para dar a notícia no seu jornal, porque a EMBRAER só disponibiliza material quando as tratativas se confirmam em possíveis negócios. Nota: a informação me foi passada por ter a jornalista (amiga da família) conhecimento do meu interesse por Moçambique.