A TALHE DE FOICE
Por Machado da Graça
Nas suas digressões pelo país Filipe Nyusi tem insistido bastante na ideia de que os moçambicanos não têm outro inimigo que não seja a pobreza. E eu, no essencial, estou de acordo com isso.
Fico, portanto, surpreendido e muito preocupado à medida que vamos descobrindo que o Governo, desde o tempo de Armando Guebuza, está numa correria de compra de armamento. Está a gastar centenas de milhões de dólares a comprar armamento.
Está-se a endividar pesadamente para comprar armamento. Está a criar empresas, de duvidosa legalidade, para comprar armamento.
Pois se o inimigo é a pobreza não seria mais normal gastar o dinheiro que temos, e mesmo fazer dívidas, para comprar mais sementes de qualidade, mais tractores, mais asfalto para as estradas, mais adubos, mais material escolar, mais medicamentos?
Eu, que sou por natureza ingénuo, sempre pensei que o armamento e equipamento das nossas forças de defesa e segurança era comprado com o dinheiro destinado para esse fim no Orçamento Geral do Estado, aprovado pela Assembleia da República.
Agora descubro, com enorme surpresa, que a EMATUM foi usada para comprar material militar.
Recent Comments