NO processo de ensino e aprendizagem muito se exige dos alunos mas a concentração e a qualidade são cruciais. Vem isto a-propósito de um cenário que se vive na “Escola” Primária Completa da Machava Km-15, município da Matola, onde os alunos recebem aulas disputando o espaço com viaturas e barracas.
É que a escassos centímetros da sala improvisada debaixo de uma mangueira assiste-se ao tráfego de viaturas, que obviamente roncam roubando a atenção quer do aluno quer do professor.
Durante a leccionação o professor é obrigado a pôr à prova as suas faculdades vocais, subindo o tom de voz cada vez que uma viatura transita do local, de modo a ser ouvido pelos seus alunos ou simplesmente interromper a leccionação, tudo por causa da interferência causada pelo som de viaturas.
Tratando-se de uma rua movimentada certamente que as interrupções acontecem muitas vezes durante o período de leccionação. A curiosidade é saber quantas horas um professor tem para transmitir os conhecimentos aos seus alunos trabalhando naquelas condições.
Os alunos facilmente se distraem mesmo em condições normais, estudando dentro de uma sala e num ambiente calmo e pouco ou nada se pode esperar sob ponto de vista de concentração, tendo em conta que o carro é para eles um verdadeiro atractivo. Espevita espanto e curiosidade.
Nas crianças é comum uma reacção perante a presença de um carro. Eles admiram-no, fazem apostas sobre as marcas e sonham muitas vezes escolhendo o da sua preferência.
Para completar, junto à improvisada sala de aulas está uma barraca onde se vende tudo o que desperta atenção numa criança. Sem meios para comprar o lanche nalgumas vezes, os menores são obrigados a contemplar qualquer um que se faz à barraca para comprar seja o que for.
Porque na via circulam também camiões de grande tonelagem, que segurança se espera para as crianças que se sentam mesmo a um palmo do trilho de viaturas, correndo o risco de serem atropeladas em plena “sala” de aulas?
A imagem do nosso colega Carlos Bernardo reporta o momento que caracteriza o dia-a-dia daquela escola, onde cada pai e encarregado de educação bem como os próprios docentes esperam resultados positivos e qualidade nos alunos ali formados.
NOTÍCIAS – 02.07.2015
NOTA: Esta é a melhor representação do governo da FRELIMO em 40 anos. Esta “escola” fica a menos de 30 quilómetros da Assembleia da República, da Presidência da República ou do Gabinete do Ministro da Educação e do Conselho de Ministros. Viva a FRELIMO!
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE