O contra ataque da Renamo a que fizemos referência ontem foi de grande escala e que o mesmo fez desmoronar as posições avançadas que as FDS tinham ocupado no interior de Tsangano. Algumas fontes falam de 70 militares mortos 45 dos quais são naturais de Inhambane. Alguns mortos ainda jazem nas matas. Ontem foram vistas duas camionetas 'nissan' repletas de cadáveres (arrumados) como lenha.
Os militares resignaram se e há deserção em massa e as unidades que estavam posicionadas em Chinhange quando tiveram conhecimento do desastre dos colegas em Chibayene desmontaram as tendas as 15 horas de ontem e rumaram numa viatura em direcção a fronteira com o Malawi junto com o seu comandante (desertaram). Grande parte dessa unidade era composta por naturais de cabo delgado. Informações da última hora indicam que os militares também abandonaram a sua posição em Chibayene devido ao reduzido efectivo resultante das baixas catastróficas e elevado número de desertores. As poucas unidades restantes recuaram para a vila sede. Entretanto ao princípio da tarde de hoje as FDS enviariam 12 blindados armados com metralhadoras pesadas para Ncondezi pelo que se espera mais escaramuças.
Inbox que recebemos há momentos:
"Em TETE as FDS andam em debandada, na Vila de Moatize, porque foram rechaçadas no Nkhondeze, perto das bases avançadas de Matenge, onde os mesmos estão sendo apoiados por mercenários chineses, que querem apoiar os últimos saques dás florestas de Moatize que a Frelimo tem dado o aval.
Como o Líder deu ordens para se parar com o saque, os chinas entram como mercenários Por usarem coletes anti-bala apoiando a tragédia de combates e que estão morrendo como galinhas. Por usarem coletes anti-balas, foi um pouco complicado em fulminá-los, mas os experientes Rangers conhecedores de tática de guerrilha, passaram a disparar contra a as pernas e cabeça. Muitos foram abatidos e mais outros FDS, estão espalhados mortos nas matas. Muitos FDS foram vistos na Vila a descerem nos caimões dos civis, numa fuga ao terreno de teatro de guerra sem armas. Para finalizar, aguardem um possível abate dum helicóptero, porque já andam rondando pelo perímetro de Matenge."
Todo este banho de sangue desnecessário só por causa das autarquias provinciais e paridade militar...