O Primeiro-ministro, Agostinho do Rosário, empossou hoje o novo director-geral da Agência de Informação de Moçambique (AIM), Bernardo Mavanga, em substituição de Gustavo Mavie que ocupou o cargo durante 14 anos.
Discursando no acto de investidura, havido no Gabinete do Primeiro Ministro, em Maputo, Do Rosário exortou ao novo director para que no exercício das suas funções assegure que a AIM esteja na vanguarda da missão de promover a unidade nacional, a defesa dos interesses nacionais.
No quadro das suas atribuições, o novo director deverá garantir a promoção da democracia e justiça social, bem como na divulgação contínua das realizações do governo.
Esperamos igualmente que nas suas funções engaje a todos os trabalhadores da AIM na elevação qualitativa e quantitativa dos seus materiais informativos tendo em conta a função e importância das agências noticiosas, no circuito da informação de utilidade pública, disse do Rosário.
A AIM deve, segundo o Primeiro-ministro, apostar no estabelecimento de uma vasta rede de profissionais de comunicação em pontos estratégicos, a nível nacional e no estrangeiro.
A rede deverá, por sua vez, produzir conteúdos informativos que permitam à AIM se tornar em uma das principais referências e fonte privilegiada de informação para a maioria dos meios de comunicação social nacionais e estrangeiros, entanto que fornecedora de notícias.
Para o efeito, é recomendação do Primeiro-ministro que o novo director adopte uma visão integrada dos vários departamentos da instituição, o que passa pela reorganização da sua estrutura, melhoramento da gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros, sem descurar a necessidade de manter um diálogo permanente com os trabalhadores a todos os níveis.
A AIM, como órgão noticioso, é uma instituição pública vocacionada a recolha e tratamento de materiais noticiosos e informativos na forma de texto, imagem e som para a sua posterior divulgação pública, dentro e fora do país.
Ao órgão noticioso compete igualmente a responsabilidade de editar publicações sobre a actualidade nacional e internacional; assim como participar activamente na promoção de uma comunicação com enfoque para o desenvolvimento.
A cerimónia de tomada de posse contou com a presença de quadros do governo, dirigentes dos órgãos públicos de informação entre outras individualidades.
LE/SG
AIM – 28.07.2015