A CIDADE de Xai-Xai, capital provincial de Gaza, acolheu, no último sábado, a primeira edição do programa “Jovens de Sucesso”, uma iniciativa do Gabinete do esposo da governadora provincial, Alberto Zeca.
A iniciativa, que se pretende tenha uma periodicidade mensal, tem como objectivo central, orientar a camada juvenil e adolescentes a seguirem melhores caminhos para triunfarem nas suas vidas, através de ensinamentos baseados em evidências de práticas correctas de convivência sã, sem álcool e drogas.
No arranque deste movimento juvenil houve ocasião para a apresentação de eventos de carácter cultural, envolvendo grupos da cidade de Xai-Xai, para além concursos sobre conhecimentos científicos e de cultura geral.
Foram temas de destaque aspectos como "O Papel dos Jovens na Protecção do Ambiente e Saneamento do Meio", tendo como orador principal, o Professor Doutor Carlos Serra Júnior que fez, na ocasião, uma apresentação inovadora e dinâmica, de forma interactiva e demonstrativa sobre as más práticas de higiene colectiva e saneamento do meio.
A exibição dos vidros de garrafas atiradas de forma irresponsável na praia de Xai-Xai e parte do lixo recolhido ao redor da escola secundária da capital provincial de Gaza serviram para chamar a atenção dos perigos que representa este tipo de práticas nocivas.
Aderiram à presente edição do programa “Jovens de Sucesso” cerca de 700 pessoas, das quais 90 por cento eram alunos adolescentes e jovens das escolas do nível médio na cidade de Xai-Xai.
Com a iniciativa “Jovens de Sucesso”, segundo Alberto Zeca, pretende-se ainda levar esta camada a pautar por uma outra motivação pelos estudos, sobretudo por uma formação moral e cívico sãos e exemplares.
Segundo a nossa fonte, o início precoce da prática sexual, bem como do consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas, são outras práticas nocivas que o grupo pretende desencorajar, através do envolvimento de jovens em diversas actividades
Segundo Alberto Zeca, pretende-se ainda com este tipo de realização ajudar, por outro lado, os pais ou encarregados de educação dos jovens e adolescentes, por se constatar, nalguns casos, não haver no seio de algumas famílias ambiente de harmonia devido ao desrespeito e desobediência protagonizados por alguns desses jovens ou adolescentes.
VIRGÍLILO BAMBO
NOTÍCIAS – 24.08.2015
NOTA: Interessante que até os “esposos” das Governadoras tenham Gabinetes por conta do Estado. Já não bastavam as “primeiras” damas.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE