AMEAÇAS DE AFONSO DHLAKAMA FAZEM-SE SENTIR EM SOFALA
- Jaime Chicamisse, director de Trabalho de Sofala, tremeu depois das ordens da boss
André de JESUS, nosso correspondente na zona centro
A medida de paralisação das actividades daquela firma, cujas actividades circunscrevem-se na compra, serração e exportação de madeira, foi determinada pelo director de Trabalho de Sofala, Jaime Chicamisse, momentos após a chefe do Executivo de Sofala ter efectuado uma visita relâmpago a esta e uma outra chamada Yixing Madeira, localizada no mesmo distrito.
Jaime Chicamisse explica que, para além de a empresa ter sido flagrada a violar as normas estabelecidas na lei laboral de Moçambique, pesou na tomada da tal decisão o facto de a Hen Xing ser reincidente, pois em Maio do corrente ano foi multada pelos mesmos motivos, nomeadamente a falta de respeito pelas normas de higiene e segurança no trabalho, contratos de trabalho, entre outras anormalidades.
A primeira medida que tomamos tem a ver com a suspensão das actividades até que a empresa crie condições para que os trabalhadores possam exercer as suas actividades com segurança.
A empresa foi multada em Maio deste ano pelos mesmos motivos e voltou a cometer as mesmas irregularidades, disse Jaime Chicamisse.
Ele precisou que os trabalhadores não têm equipamento de protecção individual e estão expostos a vários riscos.
Os operários, cujo número vamos ter de apurar, porque vamos fazer a devida listagem, não tem contrato de trabalho sequer.
O REMATE – 05.08.2015