Nos distritos de Murrupula e Mogovolas
As populações residentes nos povoados de Namuco e Tucua, nos distritos de Murrupula e Mogovolas, respectivamente, vivem aterrorizadas nos últimos tempos, devido à movimentação estranha de homens armados supostamente pertencentes ao partido Renamo.
A denúncia foi feita pela população, na semana passada, à Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da Republica, que se encontravam nãos referidos distritos no âmbito da fiscalização das actividades do executivo provincial referente aos últimos meses.
O presidente da referida comissão parlamentar, Eneas Comiche, disse que naqueles pontos foram informados pelos residentes que os supostos homens do antigo movimento rebelde, os quais, para além de proferir ameaças de desencadear uma eventual guerra, têm saqueado os seus bens, com destaque para produtos alimentares e animais domésticos, tal é o caso de galinhas, patos cabritos, entre outros.
Estamos bastante preocupados com a situação e alguma coisa deve ser feita pelas autoridades governamentais, a nível da província, para parar com estas ameaças e saques,disse Comiche, visivelmente preocupado.
O mais inquietante, de acordo com o titular da Comissão do Plano e Orçamento do parlamento moçambicano, é que até ao momento decorre, no Centro de Conferencias Joaquim Chissano, em Maputo, conversações entre o governo e o partido em alusão.
A população quer continuar a viver em paz e tranquilidade. Por isso, não se podem admitir situações que comprometam os seus anseios. Vincou o representante do povo na casa magna.
Comiche deixou recomendações ao governo provincial, principalmente ao sector da lei e ordem, no sentido de repor a tranquilidade no seio das comunidades, evitando, deste modo, este seu estado de agitação.
WAMPHULA FAX – 21.08.2015
NOTA:
Porque será que só quando aparecem estas “visitas” aparecem estas “queixas”? As autoridades locais e provinciais não sabiam disto? E os Jornalistas também não sabiam?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE