Morrumbala
.As FDS vasculham pastas dos passageiros com pretexto de que procuram armas
A entrada para a vila sede de Morrumbala, na Zambézia, local onde a Renamo diz que vai montar o seu quartel, anda condicionada nos últimos dias. Tudo porque as autoridades decidiram instalar um posto de fiscalização onde foram estacionados agentes da Forças de Defesa e Segurança (FDS), que não deixam passar qualquer viatura que queira entrar naquela vila. Uma fonte que foi vitima desta acção das FDS, explicou que naquele local, as viaturas param, os passageiros vê as suas pastas a serem vasculhadas independentemente da pessoa que seja. As FDS dizem que procuram armas que supostamente possam a entrar na vila de Morrumbala.
A medida deixa muitos passageiros desagradados, porque segundo estes, as armas de fogo se forem para entrar, não será nas sacolas dos passageiros. “Não entendemos esta medida das Forças de Defesa e Segurança, vasculham nossas pastas e ficamos muito tempo neste posto”- lamentou a fonte que falou ao nosso jornal. Quartel Militar em Morrumbala? Recentemente, conversamos com algumas pessoas em Morrumbala, mas devido as suas posições profissionais, pediram para que não mencionássemos os seus nomes.O assunto era único, sabermos se de facto há Quartel instalado pela Renamo, visto que o próprio líder anunciou. Os nossos entrevistados (todos), disseram que pelo menos na vila sede não há sinais de quartel e nem de movimentação de homens armados.
Um destes entrevistados, disse que trabalha fora da vila, na zona de Pinda, mas também nunca ouviu falar de Quartel e muito menos de homens armados. Um outro que trabalha na zona do Chire, também disse que não ouviu e nem viu nada naquela região de Morrumbala, dai que tudo o que se fala, pode ser apenas uma estratégia política. Todos esses dizem que quando Afonso Dhlakama anunciou que iria montar um Quartel, as Forças de Defesa e Segurança, haviam montado um grande dispositivo militar e com armas de grande calibre, mas depois retiraram, dai que até agora Morrumbala não tem nada de Quartel conforme se fala. Refira-se que o país todo está alarmado com estes pronunciamentos do líder da Renamo, segundo as quais vai montar o Quartel Militar em Morrumbala.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 15.09.2015