Caros Moçambicanos,
O Movimento Democrático de Moçambique recebeu com horror as notícias de ataques e mortes na estrada nacional N6, no troço Inchope – Gondola na região de Zimpinga-Amatongas, na Província de Manica e ficamos chocados com este acto horrível que não constitui apenas uma agressão contra a vida do cidadão e de políticos, mais é um atentado contra um direito fundamental que é o direito de livre circulação.
Este ataque sangrento ocorreu em plena celebração do dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, é intolerável, e volta a afirmar o ódio, a vingança e a intolerância com que os de alguma nomenclatura procuram construir a nossa sociedade, violando desta forma um princípio fundamental das sociedades democráticas.
O MDM exprime a sua condenação mais firme, do regresso a ataques nas nossas estradas, em todas as suas formas.
Moçambique, precisa de Paz, e de homens sérios e comprometidos com a visão do Povo, e uma abertura que respeita os pontos de vistas e clareza do exercício do poder, minimizando as desconfianças e focos de desigualdades sociais.
Chama-se a responsabilidade dos mandantes e executantes destes crimes que para além de tirar a vida aos Moçambicanos, a união e convívios das famílias, cultivam a desconfiança dominador importante para se trabalhar em democracia, isto é o diálogo produtivo que possa produzir consensos.
Percebe-se pela atitude de que faltam argumentos políticos, dai que, refugiam-se a atitudes extremas que se traduzem em desespero perante um ambiente que se pretende ser fértil para o exercício de cidadania.
Exigimos as autoridades competentes e ao governo de Moçambique que tragam a verdade sem interferências privadas, de modo que situações do género deixem de se repetir, pois, não queremos hipotecar as futuras gerações devido a ambições particulares de hoje.
O MDM expressa Condolências aos familiares e entes queridos dos mortos e ao povo moçambicano por este ataque Cobarde.
Muito Obrigado
Moçambique para Todos
Beira aos, 26 de Setembro de 2015
Daviz Mbepo Simango
Presidente