Sinikka Jussilainen Costa, de 76 anos, tia paterna de António Costa, e Anna Kaarina Jussilainen Costa, prima do líder socialista, estão a fazer figas para que o seu familiar se torne primeiro-ministro de Portugal. A história é contada pelo jornal Times of India, que relata o ambiente vivido na casa ancestral da família, localizada na Rua Abade Faria, em Margão.
A vitória de Costa será "uma pena no chapéu da família", diz a prima de António Costa ao jornal indiano. "Já esperávamos", disse por sua vez Sinikka Costa - finlandesa que casou há cinco décadas com João, o tio paterno do candidato a primeiro-ministro -, a propósito da ascensão política do seu familiar em Portugal.
"Ele passava a semana com a sua mãe e os fins-de-semana com Orlando Costa, pai de António. Ficámos surpreendidos de ver um jovem ‘babush' a discutir política tão apaixonadamente às refeições com o pai", diz a tia de António Costa, ao Times of India. O seu sobrinho, conta, recebia grande influência de Orlando, que se juntara ao Partido Comunista durante o regime ditatorial.
Nascidos em Moçambique, Orlando e João acabariam por tomar diferentes caminhos, nota o jornal. O pai do candidato a primeiro-ministro ficou em Portugal, visitando Goa de quando em vez, e o tio regressou a Goa em 1965. Na mesma casa, na Rua Abade Faria - homónima da residência de José Sócrates em Lisboa -, ficaram a mulher de João, a filha e a família.
Em viagens recentes a Portugal, após as eleições do ex-presidente para a Câmara de Lisboa, os familiares constataram a popularidade de Costa, que o Times of India diz ser designado de "Ghandi de Lisboa".
O marido da prima de António Costa, Vikram Antao, garante que independentemente do resultado de domingo, manterá o orgulho no líder do Partido Socialista. "Não só como familiar, mas como goês é uma honra que alguém de origem goesa tenha atingido o que atingiu numa arena internacional".
NOTA:
António Costa é primo direito de Sérgio Vieira entre outras figuras. Conhecidos os resultados o PS ficou em 2ª lugar.