A fragilização política da Renamo, assim como à promoção da sua imagem, está e sempre esteve nas mãos da Frelimo!
Dlhakama nunca se preocupou em elaborar um discurso ou plano estratégico para arrancar o eleitorado à Frelimo!
Quem oferece e ajuda à promoção da imagem do Líder da Renamo é a própria Frelimo que desde 1986, tem jogado uma táctica suja contra a Renamo, que no fim ao cabo acaba criando uma grande espectactiva das várias multidões em torno de Afonso DLHAKAMA!
Quando a Frelimo torna-se terrorista de Estado contra a Renamo e começa a governar o país na base das mentiras, por exemplo:
a) A criação do chamado G40, como uma potência de marketing político para denegrir Afonso DLHAKAMA, acabou tornando o num herói procurado por todos, principalmente quando em Setembro do ano passado sai do mato, muito bem saudável sem nenhumas sintomas de trombose e de diabetes agudas!
b) Desta vez quando a Frelimo decidiu rasgar o Discurso de Nyusi sobre a PAZ e Esperança para a construção de um "NOVO MOÇAMBIQUE", para substituí-lo por uma Declaração de guerra que acabou levando o Líder da Renamo, à escapar milagrosamente para mais uma parte incerta, a Frelimo, acaba de investir gratuitamente mais uma vez na imagem do Dlhakama!
c) Dlhakama aparecerá mais uma vez como um fenómeno milagroso enviado por forças sobrenaturais para vir salvar os moçambicanos do regime esclavagista da Frelimo!
A recente declaração de guerra do Governo contra a Renamo em nome de desarmamento das forças residuais deste movimento, à recua do Governo para a posição inicial de um desarmamento negociado politicamente, constitui um marketing gratuito para mais uma promoção da imagem de Dlhakama, graças à precipitação da Frelimo! Pois para o público moçambicano, ficou à mensagem de incapacidade e medo da Frelimo de vencer militarmente à Renamo!
Recorde-se que o Padre Couto, acabou afirmando na sua história entrevista que Dlhakama, também é querido por algumas pessoas no seio da própria Frelimo!
COMO CONTORNAR À SITUAÇÃO?
À única oportunidade que a Frelimo tem para sobreviver, é tornar prático o Discurso da tomada de posse do Presidente Nyusi :
1 - Governar o país com à inclusão de todos moçambicanos sem xenofobia política;
2 - Partilhar às riquezas nacionais com outros moçambicanos sem xenofobia política;
3 - Criar uma comissão para a reapreciação de todos protocolos do Acordo Geral de Paz, assinado em 1992, em Roma, afim de reconstituir tudo o que pode ser matéria de reclamações da Renamo até à presente data, afim de produzir mais uma resolução que garante à confiança política nacional entre os moçambicanos com vista a pôr termo à presente tensão político militar entre o Governo e a Renamo!
4 - A Referida Comissão de Reapreciação do AGP, deverá voltar a incluir, Joaquim Chissano, Afonso Dlhakama, Raul Domingos, Armando Guebuza, os mediadores do Santo Egidio, a Igreja Católica moçambicana, Assembleia da República de Moçambique, Nações Unidas, União Africana, Governo da República de Moçambique, Sociedade académica de Moçambique, assim como os partidos Renamo, Frelimo e outras forças políticas devidamente reconhecidos no xadrez político nacional!
Yá-Qub Sibindy Líder Da Consciência Construtiva
In https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=994801130557979&id=760895637281864&fref=nf