Roubo de combustível
A novela sobre o incêndio no Terminal de Cereais ainda não tem capítulos contados. Na última semana, a Polícia, a nível da província de Maputo, apreendeu mais de seiscentos recipientes de 20 litros e dois motores de barcos que eram usados para o roubo de combustível. O material foi descoberto numa casa abandonada nas proximidades do Terminal. Para a Polícia não há dúvidas que é um material que era usado pelo grupo durante o roubo. “Os meliantes usavam uma residência semi-abandonada como reservatório de recipientes onde depositavam o combustível inclusive foram encontrados motores que os meliantes usavam quando fossem fazer as suas incursões na zona do cais”, disse Juarce Martins, chefe do departamento de Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia em Maputo.
As autoridades policiais avançam ainda que foram emitidos mandados de prisão a mais pessoas envolvidas no crime de roubo de combustível. “A malha, neste caso, é muito grande. Há pessoas que foram detidas no local, isto é, em flagrante delito, mas com as investigações em curso estão a ser emitidos mandados de prisão, através do tribunal para deter todos aqueles que estiveram envolvidos directamente nesse crime.
O PAÍS – 21.12.2015
NOTA: Certamente que não foi a primeira vez. Como foi possível montar esta operação, não fôra o incêndio, sem ninguém dar por ela? Só com a participação de responsáveis.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE