O antigo Presidente da República, Armando Guebuza, apelou quarta-feira à contribuição dos mais jovens para o desenvolvimento de Moçambique, inspirando-se nos sacrifícios feitos pela sua geração na luta contra a dominação colonial portuguesa.
Guebuza, que falava durante a cerimónia de lançamento oficial da sua página da internet, disse acreditar que a juventude moçambicana tem a capacidade de erguer o país e enfrentar todas as vicissitudes que se colocam no caminho para o desenvolvimento.
Esta é uma oportunidade para as novas gerações, os jovens, se inspirarem nos feitos do passado, na medida em que uma nação que conhece a sua história domina o seu futuro. Esta iniciativa pretende estimular uma reflexão sobre um percurso que, como outros, é colectivo e pertence a todo povo moçambicano, disse Guebuza, durante o evento, que coincidiu com a celebração do seu 73º aniversário natalício.
A referida página contém informações sobre os seus dois mandatos de cinco anos cada um como Chefe de Estado, bem como igual número de décadas do seu percurso político na Frelimo, partido no poder em Moçambique e no governo.
Tendo em conta o seu conhecimento e participação activa na edificação da história de Moçambique, o antigo governante acredita que através do seu website poderá explicar melhor o percurso do país na luta pelo desenvolvimento, através dos momentos mais marcantes da história da nação.
Existem várias opções para divulgar informação básica para reflexão e apreensão de experiências fundamentais. Nos dias de hoje, as redes sociais, nas suas diversificadas formas, vêm ganhando uma inegável proeminência. A página que hoje lançamos se enquadra dentro deste amplo contexto, referiu.
O website do ex-presidente, que pode ser acessada através do endereço www.armandoemilioguebuza.mz, tem a particularidade de conter directivas para as redes sociais tais como o Facebook e o Twitter, com vista a criação de um espaço aberto para interacção com o público.
Falando durante o evento, o Presidente da República incumbente, Filipe Nyusi, disse que a iniciativa encoraja todos os moçambicanos na luta pelo desenvolvimento do país, indicando que a página vai colocar à disposição de todos os cidadãos importantes informações sobre uma parte da história de Moçambique.
Armando Guebuza coloca, desta feita, os seus feitos numa autêntica biblioteca para todo o seu povo e para as próximas gerações, disse Nyusi, para de seguida acrescentar ele mostra através desta iniciativa que continua disposto a dar o seu contributo para a edificação da nação.
Participara no evento várias personalidades, com destaque para o antigo estadista moçambicano, Joaquim Chissano.
Jeremias Chemane (JC)/sg
AIM – 21.01.2016