O Comandante Provincial da Polícia da República de Moçambique na Zambézia, João Mahunguele, disse esta sexta-feira(29) em Conferência de Imprensa convocada a propósito dos ataques desta quinta-feira(28) na localidade de Zero que a Renamo está abusar demasiado com os ataques que tem vindo a perpetrar contras as Forças de Defesa e Segurança(FDS).
De acordo com Mahunguele, o estado tem meios suficientes para ripostar os ataques dos homens da Renamo, mas se não faz é porque o Comandante em Chefe(Filipe Nyusi), ama o povo e quer a paz no país.
Nesta mesma conferência de imprensa o Comandante da PRM na Zambézia fez uma espécie de declaração de guerra ao alertar que “ou a Renamo cessa com os ataques ou então, as FDS vão dar resposta à medida”– disse Mahunguele.
Quando questionado pelo Diário da Zambézia se isso não seria uma declaração de guerra, o chefe da polícia na Zambézia respondeu que não é, mas sim é preciso alertar a Renamo que não brinca com um estado.
Ainda sobre o mesmo ataque, a fonte disse não ter havido baixas de ambos lados, tendo apenas assegurado que um agente da Polícia de Proteção de Recursos Naturais ficou ferido e encontra-se ferido. Aqui questionamos ao Comandante se tinha evidências de que aquele ferido era mesmo polícia, porque numa entrevista concedida pela vítima em exclusivo ao Diário da Zambézia na cama do Hospital Provincial de Quelimane(HPQ) as 15 horas desta quinta-feira e publicada na edição(2.133) já em circulação, a fonte diz pertencer ao sector de Floresta e Fauna Bravia e não da polícia. Em resposta, Mahunguele afirmou que sim e convidou a imprensa para ir entrevistar a vítima.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 29.01.2016