A comissão política nacional da liga da juventude do MDM – partido Movimento Democrático de Moçambique reuniu-se no último fim-de-semana, na cidade da Beira, na sua quinta sessão ordinária.
O evento inaugurado pelo presidente do partido, Daviz Simango, foi alargado aos membros do conselho directivo nacional e aos presidentes provinciais da liga da juventude, no qual foram apreciados e aprovados os relatórios das ligas da juventude provinciais e o plano anual de actividades da organização para 2016.
A liga da juventude do MDM representa uma das principais forças que tem assegurado o sucesso do partido desde da sua criação a 6 de março de 2009, sendo uma das mais recentes organizações políticas moçambicanas, representando já o terceiro maior partido em Moçambique.
Além de possuir bancada na Assembleia da República, o MDM gere actualmente quatro autarquias do país, nomeadamente das cidades da Beira (Sofala), Nampula (Nampula), Quelimane (Zambézia) e Gurué (Zambézia).
Graças a significativa simpatia que tem conseguido granjear junto da juventude moçambicana associado a influência política do seu líder, o MDM tem sido o partido que mais tem crescido em Moçambique, desde o período da sua criação.
O presidente do partido, Daviz Simango, é simultaneamente o presidente do município da Beira por mérito próprio e é membro do conselho de estado, esta última posição por indicação do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, com quem correu às últimas presidenciais tendo se tornado o terceiro candidato mais votado, atrás de Afonso Dhlakama que tem sido o segundo candidato presidencial mais votado desde as primeiras eleições democráticas multipartidárias no país, em Outubro de 1994.
O AUTARCA – 01.02.2016