Fracassou a grande ofensiva das forcas conjuntas FADM, FIR/GOE, etc, para o assalto a Serra da Gorongosa .Segundo fontes dentro das forças armadas, esta ofensiva começaria hoje segunda-feira, 29/2/2016. A ofensiva visava destruir todas bases militares da forcas da Renamo a volta da Serra e culminaria com o assalto final a residência do líder da Renamo e da base central de Maringué.
Segundo ainda as nossas fontes, houve uma grande concentração de tropas e armamento pesado na Vila da Gorongosa desde a semana passada para uma ofensiva de grande escala contra os redutos dos homens verdes da Renamo e o seu comandante-em-chefe Afonso Dhlakama.
No dia 27/2/2016, as forcas armadas da Frelimo avançaram para o posicionar as tropas nas proximidades das bases da Renamo e conseguiram penetrar alguns quilómetros no interior do perímetro das defesas das perdizes sem enfrentar nenhum combate longe de imaginar que estavam a entrar numa armadilha das experientes e espertas perdizes que de seguida bloquearam as saídas deixando encurralados os atacantes e o que seguiu foi um desastre de proporções épicas. Embora o Unay Cambuma tenha apenas relatado a escaramuça de Tazaronga, aconteceram também outros choques na zona de Nhaulanga e Colomazi. Cerca de 100 mortos, varias dezenas de feridos e grandes debandadas e consequentes deserções em massa. Até este momento há cadáveres que estão espalhados nas machambas e matas. Houve também grande perda material entre vários "sacudús", armas (bazucas, morteiros, metralhadoras, ak47), coletes a prova de balas, capacetes. rádios de comunicação portáteis, etc.
Há informações de que o próprio comandante da ofensiva que e o comandante da brigada de Tete de nome Boavida André Miguel, que ficou acampado na Vila Paiva (Gorongosa) por medo, fugiu ontem Domingo dia 28/2/2016 para Tete. O seu chefe das operações, segundo as fontes que temos estado a citar, ficou dois dias perdido nas matas depois de cair numa emboscada das forcas da Renamo em Tazaronga e perdeu a sua arma tendo despido o seu fardamento e andou a paisana ate sobressair em áreas controladas pelas forcas da Frelimo tendo abandonado a operação e também fugiu para Tete completamente resignado. Neste momento o remanescente das tropas da Frelimo que estão na Gorongosa estão sem comando e depois de terem tomado conhecimento da sorte dos seus colegas, estão totalmente desmoralizadas. Dizem também que ainda aguardam pela chegada do Chicalango para novas tentativas mas fontes das perdizes juram que desta vez será o fim das brincadeiras do Chicalango que será morto ou capturado.
Dentro de algumas horas traremos mais actualizações sobre o assunto.
UNAY CAMBUMA