AS obras de construção da barragem de Moamba Major, um empreendimento com um custo de 500 milhões de dólares que irá abastecer de energia eléctrica e de água a província de Maputo, deverão ter início em Maio, afirmou esta semana o director do projecto.
Elias Paulo, citado pela agência noticiosa pan-africana APA, precisou que o aproveitamento hidroeléctrico levará três anos a ser construído, tendo como empreiteiro um consórcio liderado pelo grupo brasileiro Andrade Gutierrez.
O custo de construção inclui uma verba de 48 milhões de dólares que será despendida no realojamento de cerca de 1600 pessoas, actualmente residentes nos postos administrativos de Sabié e Ressano Garcia, junto à fronteira com a África do Sul.
O lançamento da primeira pedra para a construção da barragem de Moamba Major no rio Incomáti e obras relacionadas decorreu em Novembro de 2014.
O empreendimento terá capacidade para armazenar 760 milhões de metros cúbicos de água, a serem parcialmente utilizados na rega e na produção de 15 megawatts de energia eléctrica para o reforço da rede energética nacional.
Estas obras, estimadas em 466 milhões de dólares em 2014, serão financiadas com um empréstimo concedido a Moçambique pelo Brasil, país que já havia emprestado 8,5 milhões de dólares para a realização do estudo de impacto ambiental e projecto de engenharia.
NOTÍCIAS – 25.03.2016
NOTA: Serão aplicados $48.000.000 para realojar 1600 pessoas, sendo por cada uma $30.000 dólares norte americanos. Calculando que cada agregado familiar tenha 5 pessoas, serão $ 150.000 por agregado. Irão ser construídas vivendas tipo Sommershield e as ruas alcatroadas ou tipo Cateme(Moatize)?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE