A Policia moçambicana (PRM) identificou o proprietário das duas malas apreendidas, recentemente, com aproximadamente 77 quilogramas de cornos de rinocerontes no Aeroporto Internacional de Maputo.
A informação foi avançada hoje, em Maputo, pelo Porta-voz da PRM, a nível da capital moçambicana, Orlando Mudumane, durante o habitual briefing semanal da corporação.
Neste momento, o indivíduo encontra-se foragido. O que se sabe é que é um individuo de origem asiática. Para o bem do trabalho, neste momento, não nos convém anunciar o seu nome, explicou Mudumane.
Para além dos cornos, na mesma ocasião, a PRM apreendeu 6 quilogramas de garras e dentes de leões, detectados durante o processamento de bagagem que tinha como destino o Quénia.
Em Moçambique, a população de rinocerontes está praticamente extinta, o que está a forçar aos caçadores furtivos a terem como principal alvo o Kruger Park, na vizinha África do Sul, onde, nos últimos cinco anos, cerca de 500 moçambicanos envolvidos neste tipo de ilegalidade foram mortos pelas autoridades locais.
ht/mz
AIM – 21.03.2016