Um contingente da Força de Intervenção Rápida, FIR, invadiu, hoje de manhã, 26 de Março, no prolongamento da Avenida Julius Nyerere, a residência do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, tendo sido retiradas 25 AKM e 15 pistolas Makarov. Contra o filho de Dhlakama, Afonso Dhlakama Júnior, apontaram–lhe uma arma e prenderam cinco guardas que se encontravam de serviço e a empregada que se encontrava presente.
Afinal, acabamos de saber que a FIR, igualmente, invadiu a outra residência de Dhlakama, localizada na Sommerchield 2, com os mesmos propósitos de recolher armas e prender os guardas do líder.
Fica claro que Nyusi e a sua equipa querem, apenas, uma paz imposta pelo fuzil e não como resultado do entendimento dos actuais beligerantes. Acreditamos que não haverá vencedores desta guerra e a factura restará para o povo pagar.
As duas residências, hoje invadidas, encontram-se localizadas na zona nobre da Cidade de Maputo.
Aconteceu uma coisa hoje de manhã que nunca imaginei que pudesse acontecer e logo na minha casa!
Entraram cerca de 25 "PRM" da Frelimo , arrombaram o nosso armazém de armas! Levaram 20 AkM, 15 makoronov! Ainda me apontaram arma porque não sabiam se eu era filho do chefe ou não, porque não aparentava!
Sai de boxers e chinelos, meus 5 guardas foram detidos! Sem motivos! Por mais que meu pai seja presidente da Renamo! Eu nunca julguei nenhum partido! Mas a partir de hoje tenho ódio da Frelimo! Eu não podia dar ordens para os meus soldados dispararem! Porque estavam lá miúdos menores de idade! E estava lá a minha mãe! Eu acho por mais que esses dois partidos tenham, conflitos não deviam envolver a família no meio! Isso foi uma pouca vergonha!
E são coisas dessas que nunca vão aparecer no jornal!
Unay Cambuma
Forças do Governo da Frelimo invadem, hoje em Maputo, residências do Presidente da Renamo criando pânico e terror junto da sua família, filhos e netos. Invadiram ainda a Sede Nacional da Renamo e não se conhece a intenção dessas Forças de Defesa e Segurança. Para além de amedrontar os familiares do Presidente do maior partido, os seguranças acusam as FDS de surripiar dinheiro, meios informáticos, algumas armas que eles usavam para garantir a protecção da família, das infra-estruturas e prenderam os respectivos guardas.
Essa é a Paz que a Frelimo apregoa. O que se pretende conquistar com essas acções bárbaras que consubstanciam autêntico terrorismo de Estado?
In Facebook