A China comprometeu-se hoje, em Maputo, a desembolsar 416,5 milhões de dólares americanos para a reabilitação da estrada nacional numero seis (EN6), entre a cidade portuária da Beira e a vila fronteiriça de Machipanda, no Centro de Moçambique.
O acordo nesse sentido foi rubricado, ainda hoje, pelo ministro das finanças, Manuel Chang, em representação do governo moçambicano, e pelo vice-presidente do Exim- Bank da China, Zhu Hongjie.
Trata-se de um crédito concessional, cujo período de maturidade é de 20 anos, incluindo sete anos de graça e uma taxa de juro de um porcento ao ano.
Falando na ocasião, Manuel Chang disse que o acordo, hoje rubricado, garante o desembolso de 25 por cento do valor total da obra. O valor remanescente, 75 porcento, será garantido através de um outro acordo que deverá ser assinado em Janeiro de 2014.
Com este financiamento já podemos preparar o arranque das obras, disse Chang.
A reabilitação deste troço, de cerca de 286 quilómetros, vai reduzir o tempo de trânsito entre estes dois importantes pontos, bem como aumentar o fluxo rodoviário naquele troço.
A reabilitação da estrada Beira - Machipanda vai ainda estimular o trânsito de mercadorias entre Moçambique, Zimbabwe, Malawi, Zâmbia, entre outros países.
Arcénia Nhacuahe (AN)/mz
AIM – 15.11.2013
NOTA: Já consta que este empréstimo também não foi à Assembleia da República e que será o 5º caso. Será?
Vejam:
HÁ MAIS UM ESCÂNDALO FINANCEIRO!
"Há mais uma divida da renovação da EN6 (Beira-Machipanda), o valor para alargar a estrada é de 650,000,000 de dólares mas só 400,000,000 de dólares é que foi declarado e o restante é considerado comissão da pessoa que foi tratar do projecto para vir para Moçambique. Só para o vosso conhecimento esse valor não está escrito na chapa do projecto nem em Machipanda nem na Beira. Esta já é quinta divida (250.000.000 de dólares). Não publique o meu nome"
-Via UC Whatsapp
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE