De acordo com um prospeto confidencial preparado pelo Ministério das Finanças de Moçambique e entregue no mês passado aos investidores em obrigações da Ematum, e a que a Lusa teve acesso na quinta-feira, o volume de dívida pública de Moçambique aumentou de 42% do PIB em 2012 para 73,4% em 2015.
O rácio entre o valor da dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou de 42%, em 2012, para 52%, 56,6% e 73,4% da riqueza do país nos três anos seguintes.
"A dívida pública total [incluindo a dívida interna, externa e a garantida pelo Estado] equivaleu a 56,6% do PIB em 2014 e deverá chegar aos 73,4% em 2015", lê-se no documento confidencial que os investidores em obrigações da Ematum analisaram antes de decidir trocar esses títulos por novos títulos de dívida soberana do país, no mês passado.
……………
(Retirado de uma notícia da Lusa)
NOTA: Sendo que os dados aqui indicados não contemplam os empréstimos “escondidos”, qual será neste momento e na realidade o rácio da dívida pública total em relação ao PIB? Não haverá responsabilização também para quem escreveu e editou aquele "documento confidencial" apresentado aos investidores? E com que intenção foi assim apresentado?
Conclusão: A FRELIMO é que fez, a FRELIMO é que faz!
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE